O preconceito e a discriminação são valores impregnados na cabeça das pessoas, em grande parte por conta de ideais antigos, e talvez por isso, hoje seja difícil acabar com esses valores negativos que atinge de forma tão depreciativa a quem sofre a discriminação. Acontece que foi criado um ideal de homem, uma especie de padrão do que é correto e o que não é, o que é bom e o que não é, só que isso é muito particular, varia de pessoa a pessoa. No entanto nada pode fugir a esses moldes. É aí que entra a importância da educação no fim da exclusão social.
Por agir onde se dá a formação do ser humano, de seu caráter, seus princípios etc, é que a educação, utilizada de forma correta, seja a melhor forma de acabar com a exclusão social. É a chamada Educação Inclusiva, que não pode ser praticada somente nas escolas, mas em ambientes de trabalhos, espaços públicos, grandes centro comerciais, em casa. A Educação Inclusiva não é algo que vai mudar o quadro Inclusão Social da noite para o dia, só que nada é capaz de fazer isso de forma tão rápida, mas é algo efetivo, solido.
As leis existem, são elas que regulam e fazem com que as necessidades das pessoas com deficiência tornem-se realidade, mas é algo que por si não funciona, ainda mais em meio a uma sociedade mal instruída e presa a ideologias arcaicas. Para que a exclusão social não acometa mais é preciso ações afirmativas, educação inclusiva, enfim, ações de Politica Publica que englobe tudo que se relaciona com Inclusão Social.
Link:
http://www.deficiencia.no.comunidades.net/index.php?pagina=1177118084
Nenhum comentário:
Postar um comentário