Dentro do contexto de Politicas Publicas existe a Ação Afirmativa, ela entende que, na prática, as pessoas não são tratadas de forma igualitária. O que existe é uma descaracterização do que é justiça e o que é igualdade. Segundo o Ministério da Justiça as ações afirmativas são meios especiais e temporários, tomados pelo estado ou pela iniciativa privada, que tem como objetivo acabar com as desigualdades, garantindo igualdade de oportunidade e tratamento.
As ações afirmativas reconhecem a existência de um processo discriminatório e busca na educação inclusiva acabar com esse processo que marca, de forma negativa, as pessoas que sofrem esses esteriótipos. Isso torna a educação inclusiva um dos importantes membros das Politicas Publicas, visto que as ações afirmativas tem como proposito admitir uma sociedade com diferenças e fazer com que essas diferenças não sejam motivo para discriminação.
As Politicas Publicas existem para que não haja somente a inclusão na educação, no lazer, no esporte etc, mas sim a educação inclusiva, o lazer inclusivo, o esporte inclusivo etc, afim de que as pessoas com deficiência parem de ser vistas como um peso a ser incluído em nosso meio. Quanto mais sistemas comuns forem tomados pela sociedade mais cedo nos tornaremos uma sociedade inclusiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário