terça-feira, 6 de maio de 2014

Uma cidade de muitos, um pelourinho de todos




  A cidade de Salvador não saiu na frente, mais deu um de muitos passos que ainda estão por vir no caminho do planejamento social e desenvolvimento urbano voltado as pessoas com deficiências. No dia 05/12/13 foi inaugurado uma rota de acessibilidade no Centro histórico de Salvador, onde possibilita pessoas que antes não conseguiam ir as estes locais um novo atrativo e uma  forma cultural de divertimento.
  Segundo dados do IBGE em 2010, no Brasil 23,9% da população tem alguma deficiência , a cidade de Salvador tem um grande número de deficientes e pessoas com dificuldades de locomoção, com isso a necessidade de adequar suas áreas de lazer, conhecimento histórico e até mesmo de
serviços é fundamental, já que a dificuldade de uma pessoa com deficiência começa a partir do momento  do momento em que ela sai a porta de sua residencia. A Metrópole não tem pontos de ônibus com acessibilidade, muito menos uma frota considerável de ônibus bem equipados, não se pode criar uma área de lazer acessível sendo que as pessoas não conseguem chegar até ela.
  A cidade do Rio de Janeiro teve os seus 250 pontos turísticos avaliados e nenhum obteve nota máxima de acordo com as normas previstas na NBR9050, e logo em seguida os projetos de acessibilidade destes pontos foram entregues a prefeitura, a falta de conhecimento das leis é o que dificulta o processo de construção de uma cidade onde o povo exerce verdadeiramente a democracia e faz dela um lugar melhor para se viver. As cidades brasileiras tem que seguir os bons exemplos como o de Uberlândia que está no centro sul do país e em 20 anos mudou sua estrutura urbana adequando-se a um velho mundo com novos conceitos, tornando-se pela ONU uma das 100 cidades modelo em acessibilidade.
  Salvador cresce a cada dia, novas leis e politicas publicas vem para regulamentar a acessibilidade no município, dando não só acessibilidade, mais qualidade de vida. Apesar de passos lentos e curtos, eles levarão a um futuro bom para todos, começa no pelourinho e pode terminar na porta de nossas casas.
















Links:
AVALIAÇÃO DE ACESSIBILIDADE DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DA 
BAHIA: DISCUSSÕES E REFLEXÕES- Tatiane Lima Menezes Barreto; Isa de Jesus Coutinho
ABNT NBR 9050. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos 
urbanos. 2004. 2ed. [acesso em 2013 Jan. 29]. Disponível em: 
<http://www.mpdft.gov.br/NBR9050-31052004.pdf\> 


Nenhum comentário:

Postar um comentário